Bacalhau

Bolinho de Bacalhau da Figueira

Bolinho de Bacalhau da Figueira

Essa é uma receita em que me transporta ao passado! Confort Food! Um dos pratos preferidos do meu saudoso paizão Fernando Pinto, português da cidade de Figueira da Foz.  Ele não apenas o degustava como petisco, como também no almoço acompanhado de um gostoso arroz refogado no alho e cebola. E claro, regado com um bom azeite português!

Ingredientes

1 k de bacalhau demolhado de véspera
1 k de batatas cozidas e espremidas
1 cebola grande picadinha
2 dentes de alho esmagados
2 colheres (sopa) de azeite
1 punhado de salsa picadinha (4 c. de sopa)
sal e pimenta-do-reino a gosto
2 ovos (claras e gemas separadas)
Óleo suficiente para fritar os bolinhos

Modo de preparo

Cozinhar o bacalhau (que já esteve de molho de um dia para o outro) em uma panela com água por 5 minutos. Deixar escorrer e retirar a pele e as espinhas. Colocar em um pano limpo, enrolar bem e bater na pedra da cozinha para retirar o excesso de água. Desfiar bem miudinho e reservar.
Cozinhar as batatas, deixar escorrer bem e passar em um espremedor próprio. Reservar em um recipiente fundo.
Em uma frigideira, colocar o azeite e refogar o alho e a cebola. Em seguida, colocar o bacalhau e misturar bem. Despejar na tigela das batatas e acrescentar a salsinha, as gemas e a pimenta-do-reino (se necessário, um pouco de sal). Misturar bem com uma colher de pau e por último, incorporar as claras em neve.
Com o auxílio de 2 colheres (sobremesa),  moldar os bolinhos e fritar em pequenas quantidades de cada vez  em óleo não muito quente para não queimar os bolinhos e nem frio para não desmanchá-los. Escorrer em papel absorvente e servir acompanhado de um bom vinho português ou uma cervejinha gelada!

Nota: os bolinhos podem ser moldados com as mãos, mas eu prefiro essa maneira tradicional.
 

Galeria de imagens