Entradas

Shimeji Na Manteiga E Shoyu

Shimeji Na Manteiga E Shoyu

Visitando o bairro da Liberdade, não resisti a um shimeji preto. Ao chegar na casa da minha filha tratei de fazê-lo imediatamente, do jeitinho dos restaurantes japoneses. Comprei também salmão para a “coisa” ficar ainda melhor. 

Ingredientes

250 g de shimeji preto
1 colher (sopa) de manteiga
5 colheres (sopa) de shoyu
2 colheres (sopa) de água
3 colheres (sopa) de saquê culinário
1 colher (café) de açúcar
1 colher (café) de aji-no-moto
1/2 sachê de caldo de carne em pó
1/2 colher (café) de óleo de gergelim
2 colheres (sopa) de cebolinha picadinha 

Modo de preparo

Soltar os talos do shimeji com as mãos e lavar bem em um escorredor de macarrão. Deixar escorrer a água. Em uma panela, aquecer a manteiga e refogar o shimeji por uns 2 min (verifique se ele está amolecido). Acrescentar o saquê, o açúcar, o aji-no-moto e o shoyu com a água. Cozinhar tampado por mais uns 2 min. Adicionar o óleo de gergelim e deixar por mais alguns segundos. Servir em uma travessa com cebolinha picada. Ficou de comer rezando!

Nota: Fatiei finamente 300 g de salmão fresco, no sentido contrário às fibras. Servi com gergelim torrado acompanhando o shimeji. Também costumo fazer um molhinho de shoyu, wasabi, gergelim e cebolinha para acompanhar o salmão, se este for o prato principal. Nesta receita que fiz, não tinha cebolinha em casa. Usei salsinha, mas não é a mesma coisa. A cebolinha é indispensável.