Parceiro 6

Carnes

Picadinho de Músculo ao Vinho com Talharim

Publicado por: Fátima Pinto
em 28 de Julho de 2016

Comentar 0

Picadinho de Músculo ao Vinho com Talharim

Receita básica, simples e que agrada a todos os paladares. Seu molho  encorpado e saboroso, cai bem com arroz, pirão, farofa, legumes ou uma massa. Utilizei um talharim (massa fresca) que ficou maravilhoso com molho de tomate caseiro e esse picadinho de músculo ao vinho. Com certeza você vai encantar os seus convidados com esse prato.

Ingredientes

800 g de músculo
500 g de talharim (massa fresca)
4 dentes de alho socados
1 colher (sopa) de azeite
sal, cominho e pimenta-do-reino a gosto
2 cebolas picadas
3 folhas de louro
2 tomates maduros grandes picados 
2 cebolas médias picadas
1/2 pimentão picado
2 talos de cebolinha verde picados
2 colheres (sopa) de salsinha picada
1/2 xícara de molho de tomate 
50 ml de vinho licoroso branco seco
água sufuciente para cobrir parcialmente a carne
molho de tomate caseiro 

Modo de preparo

Cortar o músculo em cubinhos, temperar com sal, pimenta-do-reino e cominho. Reservar. Em uma panela de pressão, colocar o alho misturado ao azeite e refogar um pouco. Acrescentar a carne e a cebola picada. Refogar até que a cebola fique transparente. Incorporar as folhas de louro, os tomates, o pimentão, o molho de tomate, o vinho, a cebolinha verde e a salsinha. Refogar em fogo médio até evaporar um pouco o vinho. Colocar água até quase cobrir o refogado, tampar a panela e comtar 50 minutos à partir da pressão. Após esse tempo, desligar o fogo e deixar esfriar e sair toda a pressão da panela. Destampar e deixar em fogo baixo apurando para engrossar o molho. Provar o sal. Servir sobre a massa cozinhada "al dente" com molho de tomate caseiro e parmesão ralado na hora. Um bom vinho tinto acompanha maravilhosamente esse prato.

Obs: o molho de tomate caseiro deve ser colocado sobre a massa e sobre ele o picadinho. Podemos servir em pratos individuais como fiz aqui ou em uma travessa apropriada. Polvilhar o queijo e servir também à parte numa quaijeira.

Galeria de imagens

Clique nas fotos para ampliar

0 Comentários

Comentar

Aguarde, enviando comentário...

Carregando

Ainda não há comentários para esta receita.

Seja o primeiro a comentar!