-
Lagostas Gratinadas em Manteiga de Ervas e Crosta de Farinha de Rosca e Parmesão
A Lagosta é considerada a rainha dos mares e é sempre preparda em ocasiões especiais. Deve ser acompanhada de um bom espumente ou vinho de sua preferência.
-
Camarão ao Curry com Manga e Arroz Vermelho
O curry é um tempero indiano muito utilizado em camarão, frango e carneiro. Dá um sabor forte ao prato e o aroma é de dá água na boca!
-
Moqueca de Siri e Camarão
A moqueca é fácil de preparar e fica com um visual de dar água na boca! Aproveitem o fim de semana e mãos na massa!
-
Bobó de Camarão
Bobó de Camarão é um manjar dos Deuses! Prato relativamente fácil de preparar, rende bastante e agrada a gregros e troianos!
-
Sururu ao Molho de Coco
Sururu é o mais típico dos pratos alagoanos! Famoso marisco que é tradicionalmente preparado ao leite de coco, servido em barzinhos também em forma de caldinho. Afrodisíaco e delicioso!
-
Creme de Camarão da Ilha
Esse creme de camarão é típico de Santa Catarina, daí o nome em homenagem à sua belíssima capital, Florianópolis.
-
Caldeirada Portuguesa de Lulas
Em Portugal, a Caldeirada é um prato tradicional. Trata-se de um cozido que pode ser preparado com frutos do mar, bacalhau e vários tipos de peixe ou carne.
-
Siri “Despinicado”
Hoje em dia só encontramos nos cardápios a denominação “Filé de Siri”. Nunca vi siri ter filé e desde criança sempre ouvi o termo “siri despinicado”, que é a carne retirada do crustáceo após o seu cozimento. É uma iguaria maravilhosa, uma das minhas preferidas. Aqui optei por um refogado com azeite e manteiga, sem leite de coco. Desse modo podemos sentir o delicioso sabor do siri, sem mascarar com muitos molhos.
-
Massunim na Casca à Moda Italiana
Massunim é um dos nossos mariscos mais famosos. Mais conhecido no sul e sudeste como vôngole, é encontrado facilmente nos barzinhos e restaurantes de frutos do mar em todo litoral alagoano, especialmente os localizados às margens da Lagoa Mundaú. Comumente preparado ao molho de coco, fica divino feito ao vinho, servido como couvert ou tira gosto. É uma entrada que consta nos cardápios dos famosos restaurantes italianos do Brasil.
-
Polvo à Lagareiro com Batatas ao Murro
Prato típico português, que há muito tempo eu vinha pensando em fazer! Pesquisei várias receitas e optei pela simplicidade e originalidade dessa aqui. O polvo é cozido e depois grelhado ou assado no forno. A expressão lagareiro designa uma pessoa que trabalha num “lagar”, na produção do azeite. Dessa forma, o nome da receita é devido a utilização de azeite em abundância. Encontrei tentáculos de polvo enormes e arrisquei! Foi a primeira vez que fiz e não esperava um resultado desse! Maravilhoso!
-
Camarão Porto dos Corais
Batizei esse prato com o nome da simpática Pousada Porto dos Corais em Maragogi. O proprietário gentilmente me deixou usar a sua cozinha em um sábado chuvoso, para que eu pudesse preparar esse camarão que comprei na praia, fresquinho! Situada no litoral Norte de Alagoas, onde são encontradas as famosas Galés, piscinas naturais à 6 km da praia, Maragogi é um dos principais destinos turísticos do nosso estado.
-
Chiclete de Camarão
Esta receita é muito fácil de fazer e o resultado é maravilhoso! Fica um camarão escondido, cremoso e de dar água na boca quando nos servimos e vemos o queijo derretido, semelhante a um chiclete! Hummm!
-
Arroz de Lulas
Hoje resolvi fazer um arroz de lulas para o meu almoço! Fiz um arroz refogado no alho, bem soltinho e montei essa receita que ficou uma delícia!
-
Sururu De Capote
Prato tipicamente alagoano, forte e afrodisíaco! Sururu é um marisco existente em nossas lagoas e o mais famoso deles. É vendido normalmente sem casca no mercado municipal, mas no capote é muito mais gostoso!
-
Patas De Uça Com Molho Francês
Após um período de “defeso”(proibição da pesca), os Caranguejos Uça voltaram a ser vendidos. O melhor dele é a sua pata, bem carnuda e de um sabor inigualável! Costumo fazer acompanhado de um molho francês para saladas. Fica delicioso!
-
Polvo À Moda Mediterrânea
A rica gastronomia espanhola, costuma usar tradicionalmente, o azeite em abundância. Aqui, criei um prato tipicamente mediterrâneo e que ficou delicioso!
-
Maionese De Camarão Barba Roxa
De volta à Maceió, após 15 dias de férias em SP, curtindo as minhas lindas filha e neta, fiz uma maionese para almoçar no trabalho. O camarão barba roxa é o melhor para esse tipo de prato. É muito saborosoo e o que menos encolhe quando cozinhado. O segredo de uma boa maionese, é temperar as batatas e os camarões com molho de salada, e só depois acrescentar a maionese. Estava com saudades do camarão alagoano!
-
Lagosta Ao Molho De Manteiga Com Ervas E Alho Dourado
Esta lagosta enorme, veio de Alagoas pra São Paulo, ocupando sozinha um isopor! Pesava mais de 4 k e deu trabalho para ser partida ao meio. Tivemos que pedir emprestado uma panela grande para cozinhá-la. Observem a foto, quase não cabia na pia! Coloquei um garfo ao lado para vocês terem uma ideia do tamanho dela. A receita pode ser feita com lagostas menores, o importante é o molho a ser utilizado. Aqui, fiz um molho simples e muito gostoso. Degustamos acompanhada de um maravilhoso vinho branco, que o meu genro ganhou de presente de aniversário. Delícia de jantar!
-
Lagosta Ao Molho De Manteiga E Alho
Estas lagostas foram compradas fresquinhas, na Praia de Guaxuma em Maceió, casa da minha amiga-irmã Kátia Born. Preparei uma receita que aprendi com o amigo Zé Tomáz Nônô e que é simplesmente deliciosa! Estavamos em um grupo de amigos e todos adoraram!
-
Camarão À Francesa
Este prato é ótimo para ser servido em festas! Podemos prepará-lo de manhã e deixar na geladeira para servir à noite, em tacinhas de sobremesa. Deve estar bem gelado! É delicioso!
-
Massunim Ao Molho De Coco
Massunim é um marisco existente no encontro das água do mar, com rios ou lagoas. É conhecido mundialmente como vôngole, e podemos encontrá-lo em abundância, na Barra de São Miguel – AL. A sua pesca é uma terapia!
-
Camarões Ao Creme Com Cogumelos
Estou “desencavando” as receitas antigas, do precioso livro da minha mãe, Nilda Neves. Ela sempre cozinhou divinamente, e esse livro é uma das coisas de que ela tem mais ciúme! Aos poucos, irei fazendo seus deliciosos pratos, intercalando com as minhas criações, mas sempre tendo a sua culinária como base.
-
Camarão À Jangadeiro
Este camarão normalmente é feito com queijo mussarela. Eu prefiro utilizar o queijo coalho, aquele que vocês encontram nas praias de Alagoas, assados na brasa em espetinhos de madeira. Delícia!
-
Camarão Pontal Do Peba
Pontal do Peba é um povoado de pescadores e veranistas, localizado no município de Piaçabuçu, em Alagoas, próximo a Foz do Rio São Francisco. É um lugar belíssimo, com uma das praias mais bonitas que já vi em minha vida. Possui inúmeros barcos de pesca, principalmente de camarão, onde os compramos fresquinhos, assim que chegam do mar. Lá encontramos facilmente o camarão Vila Franca, que em alguns lugares é chamado de Pistola, por seu tamanho grande. Essa receita é simples, para não mascarar o gosto desse maravilhoso camarão.
-
Camarão Pedacinho Do Vovô
Este camarão é feito por mim com tanta frequência no “Pedacinho do vovô”, casa da Shell na Praia do Francês, que o batizei com esse nome. É fácil e simplesmente delicioso!
-
Escondidinho De Camarão Alagoano
Após um belo café da manhã tipicamente nordestino com tudo que tem direito, olhei para a macaxeira que sobrou e resolvi montar esta receita. Era sábado, e eu tinha acabado de chegar do Mercado Municipal com camarão barba roxa fresquinho. O que melhor do que um escondidinho de camarão?
-
Camarão Alagoano Na Abóbora
A moranga para nós, alagoanos, é simplesmente a abóbora. O segredo é escolher uma bem arredondada, que fique equilibrada no prato. O recheio pode ser variado. Nesta receita usei o camarão barba-roxa da nossa Lagoa Mundaú. Costumo também fazê-la com picadinho de charque guizado. Ambas são maravilhosas!
-
Moqueca De Camarão E Siri Mole
Adoro fazer moquecas! É um prato que agrada a todos, principalmente às minhas amigas mineiras e paulistas. Costumo misturar camarão com outro fruto do mar. A moqueca de carne de siri fica divina. A mista de camarão, polvo e peixe… nem se fala! O processo é o mesmo. Escolha uma e mãos à massa!
-
Maionese De Lagosta
Estas lagostas foram compradas fresquinhas no Pontal do Peba, Coruripe, litoral sul de Alagoas. Nesse povoado, são pescados os maiores e melhores camarões do Brasil! É um lugar de pescadores e veranistas, e possui uma praia com grande extensão de areia e dunas que vão até a Foz do Rio São Francisco. Simplesmente deslumbrante!
-
Lagosta Alagoana à Thermidor