Parceiro 5

Carnes

Costela Suína ao Molho de Geléia de Damasco e Maracujá

Publicado por: Fátima Pinto
em 30 de Outubro de 2014

Comentar 0

Costela Suína ao Molho de Geléia de Damasco e Maracujá

Adoro carne de porco agridoce e quando encontrei essa geléia alemã de damasco e maracujá, a receita fluiu em minha mente. Acompanhei de salada e legumas salteados no azeite. Ficou de comer rezando!

Ingredientes

1 costela de porco inteira (1 a 1/2 k)
suco de 2 limões
sal e pimenta-do-reino a gosto
2 dentes de alho esmagados
1 cálice de vinho branco seco
4 colheres (sopa) de azeite
1 raminho de alecrim fresco(só as folhas)
1 colher (sopa) de alho frito
3 colheres (sopa) de geléia de damasco e maracujá
4 batatas médias
1 abobrinha média
4 cebolas médias

Modo de preparo

Colocar a costela em uma assadeira, despejar sobre ela o suco dos limões e deixar por 1 hora. Escorrer (sem lavar) e temperar com alho, sal, alecrim e pimenta-do-reino a gosto (costumo usar a pimenta moída na hora). Cobrir com filme plástico e deixar tomando gosto de um dia para o outro ou no mínimo umas 2 horas. Retirar o filme e cobrir com papel alumínio. Aquecer o forno a 160 graus e colocar a costela (com os ossos para baixo) por 1 e 1/2 h. Nesse meio tempo, cozinhar as batatas com cascas deixando-as durinhas. Cortar em rodelas grossas (1 cm) e reservar. Cortar a abobrinha e as cebolas em rodelas de 0,5 cm e reservar. Levar ao fogo uma frigideira grande com azeite e grelhar as batatas, a abobrinha e as cebolas. Temperar com sal e pimenta-do reino a gosto.
Retirar o papel alumínio da costela, polvilhar o alho frito e por cima colocar a geléia de damasco e maracujá. Deixar por mais 5 minutos no forno e transferir para uma travessa. Servir acompanhada dos legumes no azeite, salada e arroz refogado. Aguarde os elogios que virão com certeza!

Nota: sempre que retiramos a costela da assadeira, fica uma crosta deliciosa grudadinha. Para aproveitarmos o seu molho, coloque a assadeira na boca do fogão com 1/2 copo americano de água e deixe ferver em fogo baixo sempre mexendo com uma colher de pau. Despeje sobre a costela. Fica mais saborosa ainda, se é que isso é possível!


 

Galeria de imagens

Clique nas fotos para ampliar

0 Comentários

Comentar

Aguarde, enviando comentário...

Carregando

Ainda não há comentários para esta receita.

Seja o primeiro a comentar!